A princípio empreender está na moda, muito por motivos errados. Existem muitos empreendedores de palco afirmando que do dia para a noite você vai ficar milionário, e essa é a primeira frustração do empreendedor.
Primordialmente Empreendedores de palco são as pessoas que nunca empreenderam, mas fazem palestras ou estão nas redes sociais contando as suas verdades, que muitas vezes são fantasiosas, justamente para deixar empolgadas todas as pessoas que estão acompanhando.
Empreendedores de palco sempre tem a mesma base:
- Motivação: A palestra ou conteúdo sempre vai falar mais de motivação e empolgação do que realmente práticas do dia a dia
- Sucesso: Sempre vai falar sobre seus resultados fantásticos, mas não irá disponibilizar nada que comprova na prática.
- Tudo eu: Vai afirmar que tem as melhores experiências e práticas, e é tão foda, que teve de aumentar tudo para realmente chamar sua atenção
- Esnobismo: Vai falar mal de várias ferramentas e metodologias consagradas de mercado, para afirmar que ele tem a receita do sucesso.
Por favor, fuga em quanto é tempo de Empreendedores de Palco.
Nesse artigo vou abordar as principais decisões que você deverá tomar para o passo a passo de como empreender.
Neste Artigo você verá:
Diferença entre Empreendedor e Empresário
De antemão, aprenda a diferenciar a função do empresário e do empreendedor.
Ser empresário é conseguir fazer a empresa rodar nos seguintes aspectos
- Fazer o financeiro da empresa rodar, criando caixa para manutenção do negócio
- Conseguir fazer as pessoas trabalharem nas suas atividades, cada um tendo o seu papel e produzindo corretamente
- Desenvolver a empresa para não depender da presença dos sócios no dia a dia da operação
- Contratar as pessoas certas para as posições certas na empresa
Ou seja, o empresário tem a maturidade para conseguir fazer a empresa rodar, atingir os objetivos e conseguir o lucro esperado da operação.
Já ser empreendedor é conseguir pensar no negócio, aprimorando o serviço e produto, para que sempre tenha um resultado melhor.
- Pensar todos os dias em como melhorar o produto e serviço
- Desenvolver formas de divulgar a empresa
- Fazer a diferença dentro do negócio, pensando além do básico
- Ser inovador todos os dias
Definitivamente toda empresa precisa ter um empresário e um empreendedor, melhor seria a mesma pessoa conseguir ter esse papel, mas normalmente o empreendedor não consegue, no início, ser também o empresário. Requer tempo e maturidade para desenvolver o empresário que há dentro de você.
Os principais erros no início do negócio são:
- Achar que ficar com a barriga no balcão ou no caixa da empresa é ser empreendedor
- Fazer a empresa depender do empreendedor, centralizar tudo.
- Não distribuir tarefas para a equipe
- Ser agiota da própria empresa, fazendo da empresa um banco particular
- Não ter tempo para descansar e curtir a família
- Focar em se mostrar e ostentar, antes de conseguir os resultados no negócio
Primeiro Passo para Empreender
Temos um artigo falando das burocracias de abir um negócio, pode te ajudar.
Logo com sua ideia pensada, você PRECISA, colocar no papel. Faça esse favor a você, desenhe tudo que você pensa sobre o que deseja no seu negócio, isso fará com que você crie objetivos e metas, e entenda os caminhos que precisa seguir para conseguir o seu objetivo.
Definitivamente estamos falando de você montar um plano de negócios, que será o seu guia de abertura da empresa. Nele você deve planejar realmente os passos que você dará.
Empreender sozinho ou ter sócios
A princípio, uma dúvida constante para o empreendedor é se ele irá montar um negócio sozinho ou se ele irá chamar alguém para empreender junto. Essa dúvida e decisão irá gerar uma marca na empresa, e é algo que realmente deve ser muito bem pensado.
Quando você toma a decisão de ter um sócio, os principais pontos que você espera são:
- Ter uma pessoa para dividir as responsabilidades dentro da empresa
- Ter um braço a mais e uma cabeça a mais para trabalhar no negócio
- Um possível investidor financeiro no negócio
- Uma mão de obra qualificada para empresa
Entretanto, não se pensa em alguns pontos importantes:
- Se a empresa não der certo, com quem vai ficar a conta no final
- Se a empresa der certo, como será dividido a lucratividade
- A função de cada um no negócio
- A responsabilidade de cada um na empresa
- O salário, pro labore, de cada um dos sócios, mediante a sua dedicação e atividade
Emfim, ter sócios pode salvar a sua ideia ou quebrar a sua empresa, isso vai depender de como você irá lidar com isso. Pense muito bem e tome a decisão certa, o que você espera difere do que o sócio irá entregar, então defina bem as expectativas entre cada um.
E o dinheiro para empreender
Primeiramente, tire da sua cabeça que com seis meses você irá recuperar todo o dinheiro que você investiu. Antes de tudo, você deve conseguir se planejar financeiramente, pois pode acontecer da empresa não conseguir pagar os sócios no início da operação, e você deve estar preparador para não poder retirar dinheiro do negócio.
Assim como, você pode ter que investir mais na empresa para garantir a continuidade do negócio em meio a turbulências e problemas que podem ocorrer. Eu mesmo já passei por 3 enchentes, crise do covid e outras tribulações no negócio, o que atrasou muitos planos da minha empresa, e impactou diretamente no caixa do negócio.
Agora, pare e pense em quanto de capital a empresa precisa para sobreviver por seis meses, mesmo que você comece pequeno a operação do negócio. É melhor começar pequeno e crescer, do que começar grande e diminuir.
Frequentemente novos empreendedores cometem o erro de tentarem abrir um negócio já grandes, com um custo alto de manutenção do negócio, lembre das despesas:
- Impostos
- Funcionários
- Aluguel
- Energia
- Água
- Café e pão dos funcionários
- Combustível
- Seguro
- Despesas financeiras (taxas bancárias e outras)
- Equipamentos
- Internet
Poderia continuar listando várias despesas, pois cada dia vai aparecendo mais uma saída financeira na sua operação. Por este motivo, volte ao passo de montar o plano de negócios e repense quanto de dinheiro você irá precisar para montar o negócio.
3 opções de investidor
- Sócio investidor para abertura do negócio
- Você investir suas economias no negócio
- Pegar um capital no banco para abrir a empresa
Essas três opções tem seus prós e contras, e também possuem suas dificuldades para começar.
Muitas pessoas não têm dinheiro guardado para abrir um negócio, a maioria das empresas no Brasil surgem por necessidade do empreendedor em sustentar a família, poucos investem por oportunidade de mercado.
Da mesma forma, é complicado conseguir capital emprestado em banco quando a empresa ainda não opera, existem bancos de fomento de novos negócios, o Banco do Nordeste é um deles.
Outro passo, é buscar um investidor entre seus familiares e amigos. Mas entenda que é importantíssimo diferenciar a relação de socio e família.
Empreenda, sim, mas planeje bem
Definitivamente, meu conselho para você para empreender. Entretanto, pense nos seus primeiros passos, mesmo que, na prática do negócio, o planejamento é um pouco diferente da prática, mas você terá nas suas mãos os caminhos para o sucesso.
Se você gostou do nosso blog, se inscreva no canal do youtube, pois semanalmente tem vídeos para te ajudar na sua empresa.