Como fazer um fluxo de caixa

fluxo de caixa

Se existe algo que vai tirar o sossego do empreendedor é o gerenciamento do fluxo de caixa. Um dos pontos principais da gestão financeira da empresa é o fluxo de caixa, pois ele é basicamente a diferença da entrada e saída dia a dia do financeiro. Temos outro artigo que ensina como organizar as finanças da empresa.

Fluxo de Caixa Diário = Entrada Financeira – Saída Financeira

O fluxo de caixa deve ser realizado por um período antecipado, por exemplo, para 90 dias. No vídeo mostramos como fazer no excel o fluxo de caixa de forma prática e simples. Você deve criar uma projeção de todas as despesas programadas para os próximos 90 dias, dia a dia, e também as projeções de receita, seja venda à vista, recebimento de cartões e outros que vão injetar dinheiro no caixa da empresa.

Com esses dados na mão, você irá conseguir fazer uma tabela e irá enxergar como está as suas projeções financeiras.

Projeção de Recebimentos no Fluxo de Caixa

A entrada financeira é um ponto fundamental para a projeção do seu fluxo de caixa funcionar. Projetar corretamente o que irá cair na sua conta é vital para saber o que estará disponível para usar. Sim, a entrada projetada precisa ser mais próxima da realidade que irá acontecer, pois, tudo será baseado no dinheiro disponível dia a dia.

Primeiramente, você deverá analisar quanto da sua venda é à vista, e o restante em quanto tempo você irá receber. No exemplo abaixo, simulamos um faturamento mensal de R$100.000,00. Com base nesse valor pegamos as formas de recebimentos, para entender a porcentagem de cada um frente ao faturamento. A fórmula é realmente dividir o valor pelo faturamento, no caso do dinheiro: 40.000 / 100.000 = 40%. Você irá fazer para todas as formas de venda.

venda por forma de pagamento

Com base nos cálculos da porcentagem você irá projetar os recebimentos. No exemplo irei trabalhar com fluxo de caixa mensal, mas você pode trabalhar com ele diário, para entender dia a dia, caso queira fazer semanal também é possível.

Simulando projeção de vendas para 4 meses, com base nas porcentagens calculadas acima, temos os faturamentos projetado (use o histórico do ano anterior e o crescimento que sua empresa está tendo para projetar fielmente a possibilidade de faturamento de cada período).

tabela com projecao de datas
Tipos de Recebimento

Dinheiro:

  • 40% do faturamento é recebido no mês, pois é à vista. Cada mês tem a entrada de 40% no caixa.

Débito:

  • 20% das vendas são no débito, olhe junto ao seu banco o seu prazo de recebimento, mas, em geral, é D+1, que significa o recebimento no próximo dia útil.

Boleto:

  • Usamos um exemplo de recebimento com 30 dias para os boletos, mas cada empresa tem seu prazo para boletos. Pense também no histórico de atraso dos seus clientes, para calcular realmente seus recebimentos.   

Crédito em 2 vezes:

  • O faturamento com crédito não cai no mesmo mês, só mediante a antecipação do recebimento (fique atento às taxas de juros da antecipação, que inviabiliza os processos). Projetando os recebimentos, no mês 2 entra a primeira parcela da venda do mês 1. No mês 3 entra a segunda parcela do mês 1 somado da primeira parcela do mês 2, e nos meses seguintes continuam as parcelas de cada mês. 

Crédito em 3 vezes:

  • Com a mesma ideia do crédito de 2x, projetam-se os recebimentos, no mês 2 entra a primeira parcela da venda do mês 1. No mês 3 entra a segunda parcela do mês 1 somado da primeira parcela do mês 2, e no mês 4 entra a terceira parcela do mês 1, a segunda do mês 2 e a primeira do mês 3. 

Projeção de Pagamentos no Fluxo de Caixa

Os pagamentos são mais precisos no fluxo de caixa por serem com base nas despesas fixas, que mensalmente são recorrentes, e as despesas variáveis que são dos produtos para revenda/industrialização ou para a prestação do serviço.

Tenha o histórico financeiro em suas mãos para projetar os pagamentos, lembre de colocar impostos e outras despesas importantes.

tabela com despesas

Lembre-se de colocar as despesas com base nos vencimentos, pois o fluxo de caixa não é referente à competência da despesa, mas sim referente à data de vencimento da mesma. Na projeção, simulei 4 meses de despesas com a variação maior nas contas dos fornecedores, pois muitos parcelam nos boletos para as empresas, com base no seu score bancário e histórico de compra.

Projeção de Fluxo de Caixa

Para a construção do Fluxo de caixa, temos todos os dados que precisamos. Utilizando as tabelas anteriores, formamos o somatório das despesas com o somatório das receitas, resultando no fluxo de caixa de cada mês.

Fluxo de Caixa Mensal = Recebimentos – Pagamentos

tabela completa fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa é o resultado de cada mês somado, olhando na tabela do exemplo, a empresa só teria dinheiro positivo na conta a partir do mês 5, quando a curva de recebimento é maior que o de pagamento.

Fluxo de Caixa = Fluxo de Caixa do Mês 1 +
Fluxo de Caixa do Mês 2 + Fluxo de Caixa do Mês 3 …..Fluxo de Caixa do Mês 4

Conclusão: Fluxo de Caixa

Projetar o financeiro é fundamental para entender como está a sua empresa. Fluxo de caixa negativo é algo extremamente preocupante, pois a empresa está criando endividamento mensalmente. Fluxo de Caixa positivo mostra a empresa gerando caixa mensalmente. 

Essas análises não tem a ver com lucratividade da empresa, mas sim com a equivalência das entradas e saídas. A lucratividade é medida mês a mês com base em faturamento,  o fluxo de caixa é baseado em recebimento. A empresa pode ser lucrativa, mesmo estando com fluxo de caixa negativo, e a empresa pode ter prejuízo mesmo com o fluxo de caixa positivo.

Entenda que a importância do fluxo de caixa é a manutenção da empresa, pois se tem um fator que fecha um negócio é a falta de capital para o giro da empresa. Crie suas análises e projete, para assim você conseguir visualizar e definir estratégias para melhorar suas contas. Podendo ser estratégias para aumentar venda à vista, ou para ver o impacto de um aumento de vendas parceladas no cartão. Baseie também para saber quando você pode comprar mais de fornecedores, pois as datas de vencimento irão chocar com outros meses.

Deixe aí nos comentários as dificuldades que você teve de pensar na gestão do estoque da sua empresa.

Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?