A geração café fraco… Uma geração que se sentir o gosto do pó de café reclama. Mas como assim? Bora falar de pessoas e relacionamento nas empresas.
O desenvolvimento de gestão de gente nas empresas é um dos principais pontos para o crescimento das organizações, entretanto, tem criado gerações fracas mentalmente e cheio de falsas esperanças, pensando que o mercado de trabalho é um conto de fada do Walt Disney.
Neste artigo vamos falar mais sobre relação entre as pessoas e os empreendedores.
Neste Artigo você verá:
Empregado X Colaborador X Funcionário
Primeiro, vamos diferenciar cada termo pois não significam a mesma coisa. Tive uma professora no mestrado que conseguiu explicar para turma em poucas palavras a diferença entre os termos, vou tentar usar das palavras delas para te ajudar a compreender mais fácil.
Empregado é toda pessoa que trabalha em uma empresa privada, por isso o termo empregado.
Funcionário é todo aquele que trabalha somente com uma função, esse é o caso dos concursados do setor público, que são aprovados em uma prova para uma função específica.
Colaborador é o que colabora com o resultado da empresa e é remunerado com o crescimento de faturamento e/ou lucro da empresa, seja com participação de lucros ou com bônus de produtividade.
Você pode até se achar colaborador, mas se não ganha junto, você é apenas empregado mesmo viu! Esse vídeo aqui pode te ajudar a escolher o que ser.
Não entender o FeedBack ou FodeBack
Muito tem sido postado nas redes sociais ou até em blogs sobre como os líderes não sabem dar feedbacks, e isso é uma meia verdade. Mas por que meia verdade? Primeiro ponto e crucial, vivemos em um país que se você falar o motivo de demitir um funcionário ele pode entrar na justiça trabalhista contra a empresa, então nunca iremos crescer profissionalmente, pois você nunca saberá o real motivo do seu desligamento. Segue um artigo para você entender mais sobre esse problema
Entendendo o primeiro ponto, vamos agora para um outro problema, interpretação. Sim! Tem problema de interpretação de palavras por parte do empregado, pois ele escuta palavras que julga não ser para ele, e assim acha que o “chefe” está sendo rude, autoritário ou qualquer outra coisa, pois a culpa é sempre do “chefe”.
Vou te falar (no caso escrever) algo que você precisa entender de uma vez por todas, você sempre vai se achar melhor do que realmente é, e as pessoas vão sempre te achar pior do que você realmente é. Então, preste muito atenção nas suas atitudes e ações.
Pare para entender os feedbacks das pessoas ao seu redor, e dos seus líderes (e muitas vezes clientes), entenda a situação e avalie. Se realmente não for te agregar, delete aquilo. Entende que seu líder não pode falar “rasgado” tudo com você, pois a lei não permite.
Nenhuma empresa tem o dinheiro como uma startup quer mostrar
Queria eu, que toda empresa tivesse o caixa de uma startup que não foi montada para ser lucrativa, mas sim para dar um push no seu crescimento e para atrair empregados para o negócio.
Sim, seria legal toda empresa ter um escorregador, ou uma cadeira de balanço, uma piscina de bolinha ou …. Mas elas não conseguem, pois o mercado é muito competitivo, e 90% das empresas brasileiras são familiares, e não tem estrutura para competir com as “gigantes” do mercado.
Então, não espere, que o Sr. José, dono da padaria da esquina, coloque um puff para seus empregados, ou tenha um grito de guerra para ser postado no linkedin. Ele nem sabe o que é linkedin.
Então meu amigo(a), desça um pouco das nuvens e aterrisse na realidade, poucas empresas vão conseguir criar essa “realidade”.
Curso de fim de semana não é uma graduação ou pós-graduação
Tem ótimos cursos rápidos de 4, 8 ou até 16 horas, que vão agregar muito na sua vida e carreira, entretanto esses cursos não substituem uma graduação de 4 mil horas ou uma pós de 360 horas.
Mas como assim? Tem muita gente se julgando especialista com cursos de 4 horas, postam certificado no LinkedIn para se exibir, e na hora de colocar em prática, não conseguem, pois com 4 horas nem um norte sobre o assunto a pessoa teve.
Busque conhecimento, estude muito, faça muitos cursos, e coloque em prática, só assim você será realmente um especialista na área, e será reconhecido por tal. Lembre que os resultados são importantes, mas o mais importante é o processo, pois ali estará toda sua aprendizagem.
Geração Café Fraco
Muitos que estão entrando no mercado de trabalho, Jr ou até mesmo pleno, tem criado expectativas que não são “reais” no mercado atual brasileiro, onde as empresas têm lutado para se manter abertas.
Não fique esperando líderes que “saibam” dar feedbacks, ou “benefícios” em todas as empresas. Ajude as empresas a criarem esses ambientes, melhorando os processos internos de onde você trabalha. Sugira melhoria, e implante-as. Assim você irá aprender na prática o que só “vê” no linkedin.
Diminua a teoria, e aumente a prática! Tive um colaborador que reclamava de processos e processos… mas quando eu pedi ele para desenhar os processos e propor melhorias, ele travou… pois não sabia na prática o que falava…
Cuidado em ser teórico, as empresas precisam de práticas
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