Importância do capital de Giro

O que é Capital de Giro

O capital de giro é o recurso financeiro disponível para uma empresa trabalhar em caixa, sem necessitar receber sobre suas vendas para pagar suas despesas e compras. Esse montante é necessário caso a empresa passe por algum problema, ou tenha um prazo de recebimento maior do que os de pagamentos.

Qual valor do capital de giro

Cada negócio irá precisar de valores diferentes, pois é de acordo com faturamento e pagamentos da empresa. O cálculo é de quanto dinheiro sua empresa precisa para sobrevir 6 meses sem vender ou receber nada. Esse é o capital de giro.

Todas as despesas + todas as compras de fornecedores = Contas a pagar

Uma sugestão para começar é de juntar 3 meses de capital, para que você consiga superar qualquer problema de mercado que possa enfrentar.

Como criar o capital de giro

Tenha disciplina com as contas

Saber as suas despesas e conhecê-las é importante para conseguir reduzir o que não é importante para seu negócio. Não crie despesa desnecessária, e crie um hábito constante de analisar para saber onde você pode cortar. Meu avô me dizia que o cano da entrada de dinheiro tem que ser mais largo que o cano de saída.

Prazo de Pagamento

Entenda que quando se paga um fornecedor antes que você receba do seu cliente, você está financiando o cliente com o capital de giro. Para melhorar seu caixa, é fundamental equilibrar o prazo de pagamento de fornecedores com seu prazo de recebimento.

Avalie quantos dias de prazo você tem com cada fornecedor, e entenda de é melhor um desconto na hora da compra ou um prazo maior para pagamento. Se você pega dinheiro no banco para pagar fornecedor, a sua conta está errada. Negocie um prazo melhor com seu fornecedor.

Prazo de Recebimento

Fique atento as tarifas de antecipação de cartão, taxas bancárias e impostos. Esses valores vão impactar muito nos seus recebimentos.

Ao antecipar seu recebimento você tem que calcular se vale a pena, ou se é melhor pegar um valor emprestado no banco, que os juros seja menor do que o valor de antecipação.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?