Antecipadamente, para entender o empreendedorismo digital, é importante saber diferenciar os empreendedores dos enganadores profissionais que existem no marketing digital, e cada dia aparece mais. Usando o termo popular que todo dia, um bobo e um esperto saem de casa, e se eles se encontram, fazem negócio. Todo dia alguém procura o termo Como ganhar dinheiro na internet.
Você precisa aprender que não precisa ser nem o malandro e muito menos o bobo, para usar a internet para ganhar dinheiro. É possível, sim, usar o empreendedorismo digital para desenvolver conteúdo, vender produtos e serviços ou ainda ajudar pessoas.
No bate-papo que tivemos no podcast com a turma do Ibiticast falamos sobre empreendedorismo digital.
Empreendedorismo digital é usar os canais digitais para empreender e faturar. Existem várias formas de usar a rede para empreender e vamos falar mais sobre cada uma delas.
Neste Artigo você verá:
Influencer
O mercado de influencer é o que mais cresce na internet, pois os internautas são consumidores frenéticos de conteúdo, desejando a cada minuto mais posts e vídeos para consumirem.
Um influencer é toda pessoa que consegue passar uma credibilidade e converter um video ou post, seja em qualquer plataforma digital, em clientes. A pessoa é influenciada a comprar determinado produto ou consumir um serviço pelo influenciador.
O influenciador ganha dinheiro de algumas formas:
- Comissão sobre as vendas
- Valor cobrado pelo post
- Permuta com a empresa patrocinadora
- Lançamento de produtos próprios
- Presença física em eventos
Para ser considerado um bom influencer você deve ter um ótimo índice de engajamento para assim ter mais conversões.
Um ótimo site para ver engajamento é o Social Blade, nele é possível analisar cada influenciador e entender o engajamento do mesmo.
No exemplo analiso o meu perfil pessoal, na data desse post (01/08/22) tenho 1,62% de engajamento. Esse valor mostra aproximadamente a chance de impacto que tenho sobre as pessoas que me seguem no Instagram. O engajamento é a soma de interações (comentários, likes, encaminhamentos e outros) que possuí cada post na rede social.
Um bom engajamento vai estar entre 1% a 5%, podendo claro ser influenciado pelo número de seguidores, claro que quanto mais seguidores se tem, mais difícil é ter um engajamento bom, pois requer que muitas interações sejam realizadas no seu perfil.
Ao escolher um influenciador para as campanhas da sua empresa, analise então o engajamento e o perfil do público dele para saber se o investimento vai valer a pena ou não. Além disso, mensure com os clientes onde viram o anúncio ou de onde foram direcionados, para você assim criar um indicador e ter essa métrica na mão.
Youtuber
Outro modelo de empreendedorismo digital é ser gerador de conteúdos para o YouTube. A plataforma de maior uso de vídeos, com cerca de 80% dos acessos de vídeos da internet, paga para o produtor um valor a cada 1.000 (mil) visualizações em seu canal.
Existe 2 regras para você começar a receber os valores do YouTube, ter no mínimo 1.000 (mil) inscritos e 4.000 (quatro mil) horas assistidas nos últimos 12 meses. Parece ser simples e fácil, mas não é! É necessário ter uma frequência nas postagens, tumbnail atraente, SEO (palavras-chave) correto para o conteúdo e compartilhe com o máximo de pessoas possíveis, pois as primeiras 24 horas do conteúdo define muito o quanto o YouTube vai apresentar para as pessoas o seu conteúdo.
Existe publico para qualquer conteúdo no YouTube, basta você achar corretamente a forma de alcançá-lo, e assim você vai conseguir um público engajado.
O YouTube tem as seguintes possibilidades de gerar renda para o Youtuber:
- Clube dos canais
- Venda de produtos
- Publicidade em video
- Super Chats e Super Stickers
Cada um dessas possibilidades tem suas regras e restrições para uso, normalmente vinculado ao número de inscritos no canal.
Empreendedorismo Digital: E-commerce
Outra forma de faturar com a internet é tendo a sua loja virtual, seja vinculado a uma loja própria ou para fazer dropshipping. O dropshipping é fazer vendas, usando o estoque de uma fabrica ou outra loja, ganhando assim uma comissão sobre cada venda realizada.
A vantagem do dropshipping é não ter que preocupar com o despacho da mercadoria e toda logística atrelada a venda. Você somente se preocupa com o marketing e a conversão do cliente no seu site. Existem varias empresas especializadas.
O shopify é uma dessas plataformas, e ainda te ensina como fazer.
Caso a sua escolha seja por uma loja própria, você deve ficar atento a todas as etapas da venda, até a entrega, lembrando que a legislação brasileira exige a garantia de devolução sem custo em até 7 dias do recebimento da mercadoria pelo cliente. Fique atento também as fraudes que acontecem nos sites, isso pode prejudicar seu negócio.
Empreendedorismo Digital: Marketing Digital
Primeiramente, sei que o termo está chato, sei que todo dia aparece um Guru novo prometendo mundos e fundos, e principalmente riqueza ao trabalhar com marketing digital. Não é assim que funciona!
No marketing digital existem várias atividades que podem, sim, ser bem remuneradas, desde que executadas com eficiência. Entretanto, nenhum guru vai te entregar de mão beijada o conteúdo, ele quer te fazer comprar vários cursos para você ir aprendendo, ou não, e te prendendo cada vez mais a ele.
As principais funções no marketing digital são
- Social Media
- Analista de SEO
- Produtor de Conteúdo
- Designer
- Analista de Métricas
- Assessor de Imprensa
- User Experiencie
- Analista de Ads
Cada um dessas funções tem um papel importante no marketing digital, com suas diretrizes e práticas, levando você a chegar no objetivo final.
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