Alguma vez você já ouviu falar sobre plano de negócios? Ele é um importante documento que irá guiar os passos iniciais da empresa, antecipando situações que poderiam ser problemáticas no começo. Portanto, se você pensa em começar um negócio ou já tem um, mas está no começo, continue lendo e fique por dentro de tudo o que é necessário para criar esse documento.
O plano de negócios é um documento que detalha, por escrito, os objetivos e o que será necessário para alcançá-los sem correr riscos. A partir dele será determinado se é possível ou não continuar com o seu negócio, tomando como base estratégias, mercado e gestão, por exemplo.
Saber como se planejar é um passo extremamente importante para todo empreendedor, já que todo dia surgem novas tarefas e problemas para serem resolvidos. Planejando o seu negócio previamente, você conseguirá detectar os pontos fracos e fortes, sabendo onde e quando será necessária uma intervenção.
Neste Artigo você verá:
O que é plano de negócios?
Todo começo é complicado, ainda mais quando é a primeira vez em que está empreendendo. Por isso é importante ter algo que delimite e guie seu caminho, já que errar ao criar uma empresa pode ser muito prejudicial financeiramente e emocionalmente.
Esse guia para o início é o plano de negócios, um documento importante para saber o que é ou não viável. Com o plano de negócios em mãos, será possível determinar quais os primeiros passos a serem tomados, quais serão seus concorrentes, quem e quando contratar, entre outros pontos fundamentais.
Sendo assim, o plano de negócios é indispensável, pois, com ele você conseguirá: pensar em cenários favoráveis ou não para a sua empresa; estabelecer uma comparação entre o que foi planejado e o que está em execução e saber quando será o momento certo para pedir um financiamento.
Como elaborar um plano de negócios?
Existem diferentes modelos para elaboração de um plano de
negócios na Internet, por exemplo, no site do SEBRAE você encontra um passo a passo de como criar um.
Sumário executivo
O sumário executivo é a primeira parte do seu plano, mas deve ser o último a ser feito, visto que nele estará presente um resumo das informações mais relevantes.
Você deverá colocar:
– Descrição da sua empresa (falando o que a sua empresa faz, a sua missão como empresa e o seu diferencial no mercado);
– Definição do perfil dos seus colaboradores e dos empreendedores;
– Localização (se existir uma sede física ou site em que está hospedado);
– O valor total investido;
– Forma jurídica;
– Enquadramento tributário.
Não é necessário fazer um sumário extenso, algo em torno de duas ou três páginas é mais que o suficiente. A função desse sumário é apresentar a sua empresa, então quanto o mais breve você for, melhor.
Análise de mercado
Três coisas são fundamentais para abrir um negócio: saber quem são os seus clientes, concorrentes e fornecedores.
Nesse ponto, a análise de mercado irá te ajudar.
A análise de mercado voltada para os clientes será feita para conhecer mais sobre os seus potenciais compradores. Então é importante que você faça uma boa pesquisa sobre eles. Essa pesquisa pode ser feita através de entrevistas ou questionários e devem te proporcionar respostas a essas perguntas:
– Quem são meus clientes? São pessoas físicas ou são outras empresas?
– Qual a faixa etária e gênero?
– O que e onde compram?
– O que os motiva a comprar?
Esses são alguns exemplos, mas é possível extrair diferentes informações com essa pesquisa.
A análise de mercado voltada para os seus concorrentes é necessária, pois assim você conhecerá quem vende o mesmo produto ou serviço que você. Você irá entender as técnicas que eles utilizam e o modo como precificam. A partir dessa pesquisa, você irá obter respostas para perguntas como:
– Qual é o preço e como o meu concorrente precifica?
– Como é o atendimento do meu concorrente? Como ele capacita os seus colaboradores?
– Quais são os prós e contras do meu concorrente?
Conhecer os seus fornecedores previamente a abertura do negócio é importante, pois dessa forma você conseguirá descobrir quais possuem os melhores preços, condições de trabalho e planejamento para entrega.
Essas três pesquisas de mercado irão te preparar para os momentos mais difíceis do começo do seu negócio, então não pule essa etapa.
Marketing
Uma frase que expressa a importância do marketing é “a propaganda é a alma do negócio”, então saber vender o seu produto é o que irá te diferenciar da sua concorrência. Por esse motivo, você deve criar um plano de marketing para a sua empresa com todas as características do seu produto ou serviço.
A estratégia usada para a venda dos produtos ou serviços do seu negócio também deve estar contida no plano. Nesse planejamento, você deve colocar:
– Como irei vender o meu produto ou serviço? (fisicamente ou online)
– Como será feita a divulgação? Quais meios utilizarei?
Com esses pontos destacados, você conseguirá desenvolver o seu marketing de maneira mais eficiente e duradoura.
Operacional
A seção dedicada ao plano operacional da sua empresa deve conter o que será necessário para manter o funcionamento do seu negócio. Aqui será descrito o que é essencial para a venda dos seus produtos ou serviços, contendo os passos necessários para conseguir trabalhar da melhor forma.
Pontos fundamentais a serem colocados:
– O tempo que cada setor precisa para realizar uma tarefa;
– Quantos colaboradores você possui e quais cargos ocupam;
– Necessidade de capacitação dos colaboradores;
– Capacidade e demandas para entrega dos produtos.
Financeiro
A última parte do seu plano de negócio é o plano financeiro. Com os gastos necessários para dar início a empresa em mãos, o planejamento financeiro entra para tornar todo o seu plano possível.
Nele deverá ser registrado todos os seus gastos, seja o dinheiro que tem em caixa, financiamentos ou capital de giro. Então, na hora que for escrever o seu plano, utilize o que foi especificado nos planos anteriores como:
– os gastos fixos (material, salários, contas etc);
– capital de giro;
– investimentos (fixos e pré-operacionais)
Esses são os principais pontos no processo de elaboração do plano de negócios. Saber por onde caminhar em um começo é o que permitirá o seu negócio ser próspero, então não deixe de fazer o plano de negócios da sua empresa.
Decio Pessoa