Qual o impacto do Open Finance nas empresas?

O Open Finance surgiu como uma tendência de implantação para o Open Banking, dessa forma, incluindo mais instituições financeiras no sistema.

De antemão, o Open Finance, coloca mais instituições dentro do sistema indo além de banco e fintechs. 

O objetivo desse plano de negócios é incluir corretoras, fundos de previdência e até mesmo companhias de câmbio.

Ficou interessado para entender melhor sobre os impactos do Open Finance? 

Continue acompanhando o artigo!

O que é o Open Finance?

O Open Finance, nada mais é do que uma etapa do Open Banking. Em outras palavras, é um sistema financeiro que promove autonomia durante o gerenciamento das finanças.

Promovendo então uma gestão financeira efetiva para o macro do setor e também para os empreendedores dos diversos tamanhos de empresas. 

Após o compartilhamento de dados, será possível acessar informações de todas as instituições participantes e aproveitar produtos ou serviços que ofereçam melhores condições.

Dados de poupança, pensões, seguros e créditos poderão ser abertos por terceiros se houver uma liberação da parte do consumidor.

Atualmente, o Open Banking já permite que sites e aplicativos acessem dados referentes a transações bancárias e serviços de pagamento. 

Fazendo com que o gerenciamento de valores fique mais fácil.

Como funciona o Open Finance

O Open Finance, vai funcionar para o compartilhamento de informações entre instituições financeiras, sobre canais de atendimento, produtos ou serviços.

Todas as instituições terão como direito o recebimento de dados vindo dos seus concorrentes, por outro lado, será preciso o compartilhamento de bases em caso de solicitação pelos clientes.

No Brasil, a implantação do Open Banking vem acontecendo por etapas:

1- Compartilhamento padronizado de dados entre instituições financeiras (01/02);

2- Compartilhamento de dados de clientes relacionados a serviços bancários como contas e cartões de crédito (13/08);

3- Integração de serviços com início de transações de pagamentos, tendo como início o PIX. Os clientes poderão ter autonomia na hora de aceitar ofertas (29/10);

4- Compartilhamento de dados de serviços relacionados a câmbio, credenciamento, previdência e salários. A etapa final é chamada de Open Finance (15/12).

Essas etapas foram separadas pelo Banco Central, para que tudo seja realizado com excelência e entre em vigor em tempo hábil. 

“4 Os” do Open Finance

Entender o conceito de Open Finance, não é difícil. Pensando nisso separamos os 4 conceitos desse processo:

  • Open Products (Produtos abertos): permite que os bancos aumentem suas ofertas, incluindo produtos, sejam eles financeiros ou não de instituições parceiras. A ideia é escolher e personalizar de acordo com as expectativas do cliente;
  • Open Processes (Processos abertos): esses processos podem sofrer constantes melhorias, permitindo assim, o compartilhamento de dados entre banco e empresas do meio digital;
  • Open Innovation (Inovação aberta): utilizado para promover melhores visões da era digital diante das pesquisas tradicionais. As instituições financeiras, poderão criar culturas de inovações que ofereçam suporte sobre dados operacionais e lançamentos futuros;
  • Open Assets (Ativos abertos): permite que os bancos tenham interação com assuntos de emergência, sem correr riscos financeiros. Os bancos que oferecem serviços de pagamentos terão permissão para desbloquear ativos, criando valores colaborativos.

Qual o impacto do Open Finance para as empresas?

A padronização dos formatos de compartilhamento de dados, pode ser considerada a maior vantagem do Open Finance para as empresas.

Todas as instituições que aderirem à modalidade, irão precisar compartilhar dados que se enquadrem no padrão Open Finance, tornando os processos mais produtivos e ágeis. 

Empreendedores poderão apostar  na BAAS (Banking as a Service). Em suma um banco digital com a plataforma White Label da Ewally que permite a sua empresa criar, operar e oferecer experiências de um banco digital de maneira customizada.

Qual o impacto do Open Finance para os consumidores?

O foco principal do Open Finance, é sem dúvidas o cliente. 

Contudo, pessoas físicas e jurídicas vão poder solicitar o compartilhamento dos seus dados com outros bancos de forma fácil, buscando sempre as melhores ofertas e principalmente serviços.

E assim, é preciso avaliar a necessidade de estruturar o setor financeiro e especializar o setor de vendas.

Haverá sem dúvidas competitividade entre as instituições financeiras, fazendo com que o cliente saia ganhando ao escolher aquela que mais supre as suas necessidades no momento.

Um exemplo simples, fica por conta dos benefícios que podem ser aplicados na economia de freelancer. 

A modalidade equivale a 56% dos brasileiros, o que certamente será uma vantagem para uma apresentação considerável diante do mercado de trabalho.

A iniciativa do Open Finance, é promover movimentações seguras entre consumidores e empresas, a fim de controlar dados financeiros podendo compartilhá-los com quem quiser, buscando assim, melhores valores. 

Por fim, oferecem serviços que permitem novas experiências para os consumidores.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais em nosso blog

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?