Antes de tudo você pode estar pensando: O que é SDR e o que é Closer?
Importante parar para analisar as novas metodologias de vendas. Tem empresas que já trabalham com inbound marketing, até tem um artigo aqui no blog explicando como especializar seu setor de vendas.
Foco é você conseguir aproveitar o que cada vendedor no seu time tem de melhor. Não adianta querer desenvolver caracteristicas iguais em todo o seu time de vendas, eles não irão conseguir ser bons em tudo! Você tem que conseguir usar as melhores habilidades do seu time para facilitar e aumentar a produtividade do seu setor comercial.
Neste artigo iremos te ajudar a ententender as funções de cada um no time comercial e como implantar isso no dia a dia.
Neste Artigo você verá:
SDR
O entendimento do que é um SDR – Sales Development Representative, é o primeiro passo para o sucesso da estratégia de vendas. O SDR, em portugues usamos como Pré-Vendedor, mas ele já é um vendedor da sua empresa, tem uma função pesada, que é de prospectar novos clientes todos os dias e conseguir marcar reuniões para apresentação de propostas e de ampliação de novos negócios.
Basicamente o SDR tem a função de tomar o não! Como assim? Simples, ele é o vendedor que vai ficar ligando e chamando as pessoas oferecendo os produtos e serviços da sua empresa. Como muitas pessoas vão falar não para ele, pois isso acontece muito no mercado, ele tem que aproveitar o tempo dele para procurar pessoas/empresas que falam sim!
O SDR tem que se especializar em prospecção, isso é importante pois todos os dias surgem novas ferramentas para se trabalhar prospecção e conseguir mais relacionamento com as pessoas. O SDR pode receber uma lista de leads da equipe de Marketing, quando a empresa possui ou ira precisar contruir sua lista de leads trabalhando assim a prospecção.
Atividades de um SDR:
- Envio de Cold e-mail, para potenciais leads para o negócio.
- Cold Calling, ligações para possiveis leads, apresentando a empresa e os serviços
- Cold Whatsapp, envio de abordagem por Whatsapp para potenciais leads
- Prospectar leads, estudando melhor forma de contato, analisando informações da empresa/pessoa como perfil, interesses e informações para facilitar o rapport (Rapport é uma tecnica de ligação e sintonia entre as partes, fazendo assim um laço entre vendedor e cliente)
- Realizar o primeiro contato via e-mail ou ligação telefonica
- Apresentar a ideia do serviço/produto para analisar o interesse do lead
- Registrar no CRM todos os dados e intereções, para que o acompanhamento seja fiel e não se perca o lead no caminho
- Identificar o momento ideial do lead, incluindo orçamentario para direcionar ao Closer para continuidade do atendimento.
A função do SDR é fundamental para todo o andamento da negociação da empresa, pois ele é o primeiro contato e a cara do negócio para o Lead.
Closer
O vendendor Closer é o responsavel por receber os leads qualificados pelo SDR e dar segmento ao contato para entender profundamente as necessidades do cliente e elaborar uma proposta de acordo com as necessidades afim de atender as demandas.
O Closer tem a necessidade de ter uma capacidade de negociação apurada na busca de converção do lead. O importante é sempre ter os dados lançados no CRM para manter todo o relacionamento com o cliente e caso não concretize o fechamento da venda no momento, no futuro você poderá abordar novamente esse cliente.
O Closer de vendas necessita melhorar seus argumentos e conseguir encaminhar toda a negociação.
Atividades de Closer de Vendas:
- Gerenciar as negociações em andamento
- Preencimento do CRM com os dados da negocição
- Cumprimento da agenda montada pelos SDRs
- Folow-up das negociações em andamento
- Negociação com o cliente
- Manutenção da proposta dentro dos valores determinados pela empresa.
Aplicando essa estratégia corretamento, você irá conseguir ampliar as vendas na sua empresa, e consequentemente melhorar o resultado.
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