Final de ano é conhecido por aquecer as vendas, afinal, é tempo de celebrar, o que faz com que as pessoas estejam mais dispostas a gastarem.
Com isso, é fundamental aproveitar as chances de turbinar seu e-commerce e vender mais no natal.
Espera-se para 2022 que mais de 118 milhões de consumidores façam suas compras, gerando um lucro de R$66,6 bilhões para a economia.
Para ter sucesso no seu e-commerce em uma época tão natalina e esperada, confira abaixo informações úteis e 5 dicas que certamente vão te ajudar a vender mais no natal.
Boa leitura!
Neste Artigo você verá:
Expectativas das compras online para o Natal 2022
De acordo com uma pesquisa realizada pelo MindMiners, cerca de 68% dos consumidores, de todo o País, estão com a intenção de comprarem presentes para o natal 2022.
Enquanto isso, a pesquisa da CNDL e o SPC Brasil, estima-se um número maior, de aproximadamente 73%.
Contudo, em ambas as pesquisas, as expectativas são para que filhos, cônjuges e mães sejam os maiores compradores do período.
Isso quer dizer que, cada pessoa deve comprar em média presente para duas ou três.
Além disso, o ticket médio de compras para o natal 2022 deve ser de R$132.
Com 25% de todo o público tendo um gasto que varia de R$51 a R$100 reais e 21,6% pode chegar a um gasto de R$200.
Mas, aqueles e-commerces que desejam seguir as expectativas e vender bem devem se preparar.
Adotando estratégias e ações de comercial e marketing.
Para isso, é importante pensar no valor do frete e prazo de entrega, fatores bem analisados e que podem decidir a compra.
Ou seja, a estratégia de vendas e logística deve começar antes e se manter lado a lado da estratégia comercial.
Presentes mais buscados para as compras de Natal 2022
2022 está acabando e com o término do ano vem a época mais esperada, o Natal.
Aproximadamente 68% do público com interesse em natal deve comprar presentes de maneira antecipada.
Enquanto isso, 31% pretende comprar com um mês antes de dezembro, 37% vão deixar para fazer as compras 15 dias antes.
E os demais 31% só irão realizar as compras na semana ou no próprio domingo de natal.
A lista é grande e engloba variados nichos.
Confira quais são os presentes mais procurados no Natal de 2022, segundo CNDL e SPC Brasil:
- Roupas: 56,6%
- Calçados: 37,7%
- Perfumes e cosméticos: 36,4%
- Brinquedos: 33,6%
- Acessórios: 21%
- Livros: 16,5%
- Smartphone: 12,2%
- Jogos/video games: 11,2%
- Joias: 10,6%
- Bebidas: 10,6%
- Vale-presente: 10,1%
Também há milhões de brasileiros que têm a intenção de comprar para se presentear no Natal 2022.
E nessa lista há as mais diversas opções, como roupas e calçados, acessórios, jogos, panetones, roupas e artigos esportivos.
Há também um aumento de desejo de itens de papelaria, como cadernos inteligentes, canetas, moleskine personalizadas, marca texto, post it e outros.
5 dicas para preparar seu e-commerce para o Natal 2022
O natal é a data mais importante para o comércio, e isso nós já sabemos.
Esse feriado é uma das datas que mais fatura, ficando empatado com o Dia das Mães, de acordo com um levantamento da Ebit Nielsen.
Para auxiliar o e-commerce a vender mais no natal de 2022, separamos algumas dicas, confira:
#1 Ofereça boas opções de pagamentos
No natal as pessoas estão mais dispostas a gastar.
Portanto, é importante oferecer diversidade de pagamentos e ainda facilidades para os clientes poderem comprar.
Uma vez que, muitos estão de férias e precisam equilibrar as finanças para o próximo ano.
Além dos tradicionais cartões de débito e crédito, ofereça descontos para pagamentos à vista, condições de parcelamentos facilitadas e sem juros.
Essa facilidade no pagamento, agiliza a tomada de decisão e incentiva a compra.
Veja também: 5 tendências tecnológicas para aplicar no setor financeiro.
#2 Aproveite o estoque da Black Friday para liquidações
A Black Friday antecipa o natal, e se nada sair como planejado, aproveite o estoque criando uma liquidação de natal.
Calcule um valor atrativo para os clientes e coloque os produtos à venda.
Com isso, você não perderá o estoque e ainda fará dinheiro reciclando ideias.
Mas, tenha cuidado para vender apenas aquilo que vai conseguir entregar.
É fundamental garantir que seus clientes irão receber a tempo de presentear no dia 25 de dezembro.
Sempre seja transparente em relação ao prazo de entrega.
#3 Avalie a usabilidade do e-commerce
Seu e-commerce pode ter um aplicativo, mas a usabilidade do site deve estar em pleno funcionamento.
Afinal, a maioria dos consumidores utilizam smartphone e tablets para realizarem suas compras.
Tenha certeza de que o seu cliente vai conseguir ter uma ótima navegação e que seu site é rápido.
Caso demore mais de 3 segundos, ele pode desistir e abandonar o carrinho.
#4 Segmente a base e invista em mídia paga
A mídia paga ajuda a promover o reconhecimento da sua marca.
Esse reconhecimento ajuda seus clientes a se familiarizar com seus produtos e serviços, colocando-os em canais populares.
Como Google e Facebook Ads, isso ajuda você na hora de acompanhar principalmente a sua concorrência.
#5 Crie o senso de urgência
Ofereça ofertas exclusivas para os primeiros compradores, brindes gratuitos, descontos limitados para janeiro ou acumulo de pontos.
Consumidores com uma jornada de compra mais curta costumam agilizar as compras.
Outra maneira de senso de urgência é oferecer ofertas limitadas e exclusivas através de lives pelas redes sociais.
Você pode testar esses métodos antes do natal para entender como funciona melhor com seus clientes.
Lembre-se, nessa época do ano, os clientes buscam facilidade, agilidade e preços acessíveis.
Esperamos que essas dicas aprimorem suas estratégias de vendas ainda mais.
Você pode ainda, apostar nas estratégias de marketing digital e deixar seu e-commerce mais elaborado e pronto para as vendas.
Prepare-se e venda muito ainda em 2022.
Aproveite e leve essas ideias para 2023!