Por que devo contratar uma consultoria em RH?

O que fazer quando você tem a certeza do potencial da sua equipe, mas sente que o engajamento não anda lá grandes coisas…? Se esta for a sua dificuldade como gestor, nós podemos te ajudar! Neste artigo você vai conferir algumas dicas valiosas para aplicar no seu negócio e alcançar resultados significativos.

Primeiramente, vamos conversar: de fato, o que é Recursos Humanos?

Esta é uma dúvida muito comum dentro das organizações. Algumas empresas não definem bem o papel do setor de Recursos Humanos nos processos internos. Outras, associam este departamento apenas à contração e desligamento de funcionário.

O que muitos não sabem é que este setor é um dos gatilhos para o sucesso da empresa. Se você é gestor e também fica na dúvida de como o RH pode ajudar no desempenho do seu negócio, fique tranquilo! Neste artigo você vai entender a real necessidade do departamento, além de compreender a importância de uma consultoria na área.

Além de ser o setor responsável por toda a conciliação de interesses entre o funcionário e a empresa, nós listamos algumas funções essenciais ao setor:

Gerir relacionamentos e conflitos internos

Um bom relacionamento entre a equipe faz toda a diferença na produtividade da empresa. Organizar ações conjuntas, como por exemplo, uma dinâmica de grupo, estimula o convívio harmonioso entre os colaboradores.

Realizar processo de recrutamento e seleção

O profissional deste setor tem as habilidades para atrair mão de obra qualificada para a sua empresa. Ou seja, ele tem o olhar clínico para colocar a pessoa certa no lugar certo.

Desligar pessoas e fazer controle de jornada.

Administrar o processo de desligamento e controlar o cumprimento da jornada de trabalho do colaborador também é uma atividade do setor.

Treinamentos e desenvolvimento

O trabalho do RH em conjunto com a gestão potencializa as habilidades dos funcionários e possibilita identificar e formar lideres dentro da equipe.
Para ficar mais claro: o Rh não é somente um setor burocrático. Como dissemos no início do texto, ele está diretamente ligado ao sucesso do seu negócio! 

Sabe porquê? Porque o RH contribui para o desenvolvimento profissional, capacitando os colaboradores e motivando a equipe. E o resultado disso você já sabe: objetivos alcançados com excelência e em menor prazo.

Mas então, o que faz uma consultoria de RH?

Agora que você já sabe as funções do departamento de RH, vamos mostrar qual é o papel de uma consultoria neste setor.

Pois bem. Considere a consultoria em Rh como uma ferramenta, um recurso em que o profissional faz o diagnóstico e facilita a adaptação às constantes mudanças do mercado de trabalho.

Neste sentido, o papel do consultor é identificar essas mudanças e maximizar os resultados da empresa. Ele atua diretamente no planejamento do processo, monitora a cultura e o clima organizacional, estabelece metas e estratégias, apresenta ferramentas inovadoras e ainda auxilia na tomada de decisões.

Contratar um consultor de RH, é ter alguém com uma visão livre de vícios, que com um olhar externo, pode identificar melhor o problema e encontrar a solução. E certamente essa postura vai trazer resultados positivos em toda a organização.

Percebeu a importância de uma consultoria de RH dentro da sua empresa? É uma questão de produtividade e resultado. Ainda tem dúvida? Nos deixe uma mensagem. Você também pode sugerir conteúdo para o blog. E não se esqueça de curtir e compartilhar nosso conteúdo!

Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

 

Jussara

Editora

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?