Gestão empresarial permite o crescimento de uma organização, sendo um ponto crítico na operação de negócios e necessária em todos os setores da organização.
No entanto, o tema é versátil, e visa fortalecer a compreensão sobre o comportamento organizacional, auxiliando os gestores a se tornarem verdadeiros líderes.
Porém, uma má gestão, acaba resultando em prejuízos e até a falência da empresa.
Não se preocupe!
Para evitar problemas como esse e aproveitar todos os benefícios de uma boa gestão de processos, continue a leitura desse conteúdo até o final.
Vamos nessa!
Neste Artigo você verá:
O que é a gestão empresarial
A gestão empresarial pode ser definida como uma estratégia muito utilizada para conduzir negócios em direção aos processos mais eficientes.
Assim, conquistando os melhores resultados.
É uma estratégia que demanda conhecimento das organizações, além de habilidades para manter os processos em ordem, gerenciamento de pessoas e apresentação de soluções.
Contudo, é possível elaborar um planejamento estratégico onde a organização e a administração das áreas do negócio são envolvidas.
E consequentemente executando projetos e demais estratégias que irão promover um crescimento dessa organização.
Importância da gestão empresarial
Adotar as práticas de gestão empresarial é superimportante para reduzir os custos operacionais, otimizar os processos e melhorar a gestão de pessoas.
E ainda, cuidar da saúde e da gestão financeira da empresa.
Porém, caso as estratégias eficientes de gestão não sejam utilizadas, a empresa pode enfrentar problemas que incluem descontrole financeiro.
Além de, dificuldade para atrair e fidelizar clientes e ainda, grande volume de rotatividade dos funcionários.
Com isso, uma boa gestão empresarial é considerada essencial para aumentar a taxa de sobrevivência de uma empresa, fazendo com que a mesma se consolide no mercado.
Principais ferramentas da gestão empresarial
As ferramentas de uma gestão empresarial, são conhecidas como técnicas, abordagens e modelos.
Com o intuito de melhorar os processos, sempre com mais impacto nos desempenhos das áreas.
Fazer uso dessas ferramentas faz com que os gestores tenham mais controle sobre as ações do negócio.
Além de uma visão global que vai do planejamento até a execução de cada ação.
Com isso, as empresas vêm utilizando as seguintes ferramentas:
- Análise SWOT: com base no quadrante forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, faz com que a empresa colete dados sobre esses quatro aspectos em questão para entender como anda a organização;
- Balanced Scorecard (BSC): métrica de desempenho de gestão estratégica que auxilia as organizações, na hora de identificar e melhorar as operações internas, ajudando os resultados externos;
- Matriz BCG: ferramenta de análise gráfica, que define e compara as mais diferentes soluções e unidades de negócios com base no crescimento e da participação relativa do mercado;
- Matriz GUT: foca na gravidade, urgência e tendência, ajudando a priorizar os problemas que merecem atenção;
- 5W2H: modelo que esclarece os objetivos e tira as dúvidas através de perguntas que ajudam a planejar as atividades da empresa (o que, quando, onde, por quê, como, quanto);
- 5 forças de Porter: modelo que identifica e analisa cinco forças competitivas moldando cada setor e determinando os pontos fortes e fracos.
4 dicas para fazer uma boa gestão empresarial
#1 Mapeie o negócio
Pense sobre seus possíveis concorrentes e analise os fornecedores.
Esse cuidado deve ser constante, afinal o mercado muda a todo momento.
Garanta que seu plano de negócios esteja bem formulado e com planejamentos de ações claras e objetivas.
O foco é usar e abusar das ideias.
#2 Estruture uma boa equipe
Uma boa equipe é fundamental para uma boa gestão.
Procure agir com assertividade e justiça, e nada de aceitar falhas de conduta, como líder dê o exemplo.
Um bom gestor empresarial sabe desenvolver bons líderes e desenvolver os colaboradores.
Estruture um bom time financeiro, contrate contadores, monte uma equipe de marketing e vendas com objetivos comuns e aposte em um bom rh.
#3 Use tecnologias da informação
Faça uso da tecnologia como uma aliada.
Aposte em máquinas para pagamentos em cartão, facilite a forma de pagamento dos clientes.
A ideia é promover opções facilitadores e inovadoras para o seu clientes, buscando simplificar as rotinas de gestão da sua empresa.
#4 Equilibre a vida financeira
Jamais misture as finanças pessoais com a empresarial, busque manter tudo separado.
É fundamental saber controlar os gastos.
Tenha uma vida financeira bem equilibrada e bem dividida.
A partir disso, considere um plano estratégico de proteção e acúmulo financeiro com wealth management.
E não misture a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial.
Mesmo que os negócios dependem de inúmeros fatores para serem bem-sucedidos, uma boa gestão empresarial pode ajudar a sua organização a alcançar sucesso.
Quer saber mais sobre gestão empresarial?
Conheça os 6 principais indicadores de desempenho.
Onde serão abordados assuntos importantes sobre o mapeamento de todos os processos e indicadores de desempenho.